Será realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, na cidade de Dourados, o Agroecol 2014, evento que englobará o 1º seminário de Agroecologia da América do Sul, o 5º seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, o 4º encontro de Produtores Agroecológicos de MS e o 1º seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS.
Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento é permitir que diferentes grupos possam dialogar, trocar e somar experiências, além de apresentar os avanços no campo da agroecologia e práticas agroecológicas. Tendo como tema "Avanços e desafios em Agroecologia: onde e como precisamos chegar", o seminário deve reunir aproximadamente 1.500 participantes entre pesquisadores, estudantes, membros de comunidades tradicionais e agricultores de diversas regiões do Brasil e de países da América do Sul.
"Este será um momento de avaliação dos resultados e conhecimentos obtidos até o momento, buscar soluções para os fatores que ainda atrapalham o processo de transição agroecológica, para que assim possamos elaborar as próximas metas e ações estratégicas para a expansão da agroecologia", explica o pesquisador da Embrapa Pantanal, Alberto Feiden.
A promoção do Agroecol 2014 é da Sociedade Científica Latino Americana de Agroecologia, Associação Brasileira de Agroecologia, Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul e Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.
O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Embrapa Pantanal (Corumbá), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), UFGD, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (AADS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária. O Agroecol 2014 é uma promoção da Sociedade Científica Latino Americana de Agroecologia, Associação Brasileira de Agroecologia, Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul e Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.