Veículos de Comunicação

Deliberações

Comitê recomenda acabar com toque de recolher, mas alerta sobre variante Delta

Integrantes discutiram sobre o cenário atual da pandemia, na quarta-feira (8)

Integrantes discutiram sobre o cenário atual da pandemia, na quarta-feira (8) - Divulgação/Assessoria
Integrantes discutiram sobre o cenário atual da pandemia, na quarta-feira (8) - Divulgação/Assessoria

Durante a reunião, online, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Três Lagoas, na quarta-feira (8), os integrantes discutiram sobre o fim do toque de recolher, mas falaram também sobre a variante Delta, que exige cuidados da população em relação aos cuidados para a não disseminação do vírus. 

O intuito da reunião é sempre discutir sobre as ações a serem realizadas no município a respeito da segurança para evitar o contágio do novo Coronavírus. E mesmo com a sugestão para acabar com o toque de recolher a presidente do Comitê, Angelina Zuque, reforça que os cuidados devem continuar, pois ainda não atravessamos a pandemia. 

"O sentimento que temos é que as pessoas não estão mais acreditando no vírus e, com isso, estão deixando de ter os cuidados básicos como o uso da máscara, tornando isso muito preocupante. O momento agora é de cuidado com a nova variante Delta que colocaria tudo a perder se encontrada em Três Lagoas", disse.

Angelina, pontuou sobre a classificação de risco da bandeira vermelha (risco alto), que Três Lagoas está, de acordo com análise do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) e refletiu sobre a diminuição dos cuidados básicos que não podem acabar e a responsabilidade que pessoa deve ter, mesmo diante da recomendação para o fim do toque de recolher. 

A secretária de Saúde, Elaine Furio, alertou também sobre a dificuldade de vacinar a segunda e terceira dose em Três Lagoas, lembrando que o município estaria seguro com 80% da população vacinada (atualmente a taxa de imunização está próximo de 40%, levando em conta as duas doses).

RECOMENDAÇÕES

Os assuntos discutidos na reunião serão levados para análise do prefeito, Angelo Guerreiro e equipe, que definirá se o toque de recolher será ou não mantido e também, se haverá liberação do Circuito de Cavalos.

Até a decisão do prefeito, o toque de recolher está mantido das 0h às 5h. 

Em razão da bandeira vermelha do Prosseguir, algumas solicitações ficaram para serem avaliadas na próxima reunião, agendada para ocorrer em 15 dias, tendo em mãos os números de casos positivados em Três Lagoas após o feriado de 7 de setembro.