O desenvolvimento industrial acelerado de Três Lagoas tem contribuído para o aumento da população e contribuído para o crescimento do trânsito. O número de motoristas que circulam pelas ruas da cidade, que é a terceira maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul, teve um aumento de 150% em um ano.
Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em 2012, a média de habilitações expedidas pelo órgão era de 54 por mês, já durante o ano de 2013, o número subiu para 135 novos motoristas/mês. A média é baseada na comparação entre os meses de maio a setembro dos dois últimos anos, já que o Detran não forneceu os dados anteriores aos mês de maio do ano passado. Entre maio e setembro de 2012 foram expedidas 359 novas habilitações.
Em contrapartida, de janeiro a setembro de 2013, foram entregues 693 novas carteiras de motoristas pelo Detran. O mês com maior registro foi março com 121 CNHs. Já o com menor índice foi o de fevereiro, com 22 carteiras emitidas.
De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Trânsito em Três Lagoas (Deptran), Creusa Ramos Monteiro Ferreira, o aumento do número de motoristas habilitados também impacta a quantidade de veículos circulando na cidade, o que obrigou o Deptran realizar alterações no trânsito.
“Em alguns pontos do perímetro urbano, principalmente na área central, sempre é preciso fazer alguma mudança. Todas com o objetivo de facilitar o fluxo dos veículos e pedestres”, disse Creusa.
Outra questão que também foi lembrada pela diretora é o aumento no número de acidentes. O crescimento do número de motoristas fez crescer automaticamente os registros de ocorrências. Levantamento realizado pelo Deptran, constatou que em grande parte os casos de acidentes são frutos da imprudência e não de possíveis falhas mecânicas ou problemas nas vias, destacou Cleusa.
Para fiscalizar e orientar os motoristas sobre as leis e prevenção de acidentes, um grupo de agentes de trânsito foi criado no início deste ano. Os fiscais, explica Creusa, estão orientando os motoristas através de realizadas pelo Deptran, embora a função principal seja a de fiscalizar e multar motoristas que forem pegos infringido as leis de trânsito.