Chegou ontem (5), e permanece até domingo (7), o Circuito Cultural da Elektro. Uma carreta está estacionada na Praça Senador Ramez Tebet com inúmeras atrações, incluindo o Museu da Energia.
O foco é deixar os visitantes ‘ligados’ no consumo consciente e na maneira como uma das ferramentas mais importantes para a evolução da ciência, a eletricidade evoluiu. As primeiras a visitar o espaço na tarde desta sexta-feira, foram à analista jurídica, Roseli da Silva Pereira e a filha de seis anos, Ester Gabriela Pereira. Juntas eles conheceram todos os módulos e tiraram algumas dúvidas.
“Eu não sabia que 60% da conta de energia era apenas do chuveiro e da geladeira. Também vou estar mais atenta quando for lavar e passar as roupas. Aprendi aqui que quanto mais acumular, melhor, pois o ideal é utilizar a capacidade que a máquina tem para bater toda a roupa”.
Ester Gabriela ficou encantada com a maquete que simula o funcionamento de uma usina hidrelétrica. “Achei tudo muito legal e divertido. Mas o que gostei mesmo foi de ver o cabelo das meninas arrepiando e como a maquete é linda”.
O circuito é composto por três módulos: o Museu de Energia Estação Elektro, o Cine Elektro e o Teatro Elektro, além de diversão os alunos assistem uma palestra relacionada à economia de energia.
Segundo o consultor da Elektro, Luiz Fausto Rodrigues o objetivo é conscientizar sobre do uso da energia elétrica. “Por meio das brincadeiras e dos experimentos queremos que eles [visitantes] aprendam a usar a energia de maneira racional e com mais segurança. É uma oportunidade”, ressaltou.
Rodrigues acrescenta que aproximadamente 30 mil pessoas da região já conhecem a carreta. “Ela [carreta] circula há quatro anos na área de concessão da elektro”. A capacidade da carreta é para atender 60 pessoas a cada período. Um volta completa para conhecer o sistema dura em média uma hora e meia.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa