Veículos de Comunicação

Cultura E Arte

Encenação da Retirada da Laguna em Nioaque atrai cerca de 2 mil pessoas

Abertura contou também com uma apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Oeste

Apresentação dos fatos históricos ocorridos na época da Retirada da Laguna, em Nioaque, na Praça dos Heróis - Divulgação/Notícias MS
Apresentação dos fatos históricos ocorridos na época da Retirada da Laguna, em Nioaque, na Praça dos Heróis - Divulgação/Notícias MS

O evento contou com cerca de duas mil pessoas que acompanharam a apresentação dos fatos históricos ocorridos na época da Retirada da Laguna, em Nioaque, na Praça dos Heróis, na última sexta-feira (23). Foram apoiados pela Sectei e Fundação de Cultura, com realização e produção do Exército Brasileiro e comunidade local, e fez parte do “Projeto 150 anos da Retirada da Laguna”.

A programação iniciou com apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Oeste, seguida da encenação. A Feira de Artesanato e apresentações culturais aconteceram às 19 horas, sempre na Praça dos Heróis. Esta foi a 12ª vez que a encenação foi realizada.

Essa foi a 12ª vez que a encenação realizada. A mesma recebeu auxilio e respaldo do diretor teatral, Sectei Fábio Germano. Ele ficou duas semanas no município realizando workshops e ensaios para o evento. Participaram 70 soldados do 9º Grupo de Artilharia de Campanha e 60 pessoas da comunidade. “São voluntários que se reúnem uma vez por ano para encenar a história que se passou em Nioaque”, explica Fábio.

Fábio declara a grande importância devido ao fator histórico. “O teatro exige disciplina e o exército tem isso. Foi um espetáculo inclusivo. Participou o professor, o médico, alunos, pedreiros, militares, foi um fio condutor para unir as diferenças. A encenação proporciona à comunidade, além do fazer artístico, a oportunidade de reforçar a identidade local. A arte tem esse poder de transformar”, finaliza.

APOIO:

 Secretaria de Estado de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, do Sindicato Rural de Nioaque, FHE-Poupex, Prefeitura Municipal e Grupo Feitosa de Comunicação. (Com informações Notícias MS)