Há 216 anos, no dia 21 de abril de 1792, o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, era enforcado em praça pública. Líder da Inconfidência Mineira, ele lutou com vários integrantes da aristocracia de Minas Gerais com o principal objetivo de conquistar a Independência do Brasil.
Tiradentes foi o único a assumir toda a responsabilidade pelo movimento, inocentando seus companheiros. Presos, todos os inconfidentes aguardaram durante três anos pela finalização do processo. Alguns foram condenados à morte, entretanto, por causa de uma carta de clemência de D. Maria 1ª, todas as sentenças foram alteradas para o exílio. Apenas Tiradentes permaneceu com a pena capital.
O líder da Inconfidência Mineira foi então executado e esquartejado. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Cebolas, Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz, antiga Carijós, lugares onde seus discursos revolucionários foram feitos. Por causa de sua grande atuação e por ser uma figura ilustre da história do país, a data de sua morte figura no calendário oficial de feriados nacionais.
Três Lagoas