Estima-se que mais de 40 mil filiados do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), incluindo os 1.510 filiados no Diretório Municipal do partido em Três Lagoas, estarão participando do processo de escolha do candidato que irá concorrer ao Senado, nas eleições de outubro.
As prévias eleitorais para indicação do candidato ao Senado irão definir pelo voto dos filiados entre o senador Valter Pereira e o deputado federal Waldemir Moka.
O nome dos dois será definido nas urnas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para facilitar a agilidade da votação e o processo de apuração dos resultados.
As eleições serão realizadas nas Câmaras Municipais de todos os municípios do Estado, com exceção de Campo Grande, onde as prévias serão na Escola Joaquim Murtinho, no período das 9 horas às 16 horas deste domingo (7).
O senador Valter Pereira está identificado nas urnas do TRE com o número 155 e o deputado Moka com o número 151. Os dois candidatos percorreram desde dezembro do ano passado a maioria dos municípios do Estado para apresentação das propostas políticas e convencimento do filiado do PMDB, quanto à escolha do nome que irá concorrer ao Senado.
A campanha das prévias, na verdade, além do lado competitivo dos dois candidatos ao Senado, demonstrou a força e a vitalidade do PMDB no Estado.
As prévias são oportunidade impar de valorização do filiado, que volta a ter importância na vida partidária, decidindo voto a voto os destinos dos candidatos, conforme manifestou o presidente da Executiva Estadual do partido, Esacheu Cipriano Nascimento.
Ele comentou que o PMDB realizou convenções municipais em 75 dos 78 municípios. Dia 12 de dezembro realizou também a sua convenção Estadual. “E agora está realizando as prévias, previstas nos estatutos do partido”, comentou Esacheu. Isto tudo demonstra a vitalidade do partido que, por intermédio da Fundação Ulysses Guimarães, tem realizado cursos de formação política aos seus filiados por dois anos seguidos, qualificando os seus quadros para o discernimento e decisões políticas.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa