O foco da 6ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada nos dias 8 e 9 de julho é a participação da população. Esta foi a idéia lançada pela prefeita Márcia Moura (PMDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Sergio Jeremias, durante a divulgação oficial do evento ontem. Segundo a prefeita, a participação da população será de grande importância para o sucesso da conferência. .
Antes da Conferência Municipal de Saúde vão ocorrer as pré-conferências que serão descentralizadas este ano. O objetivo é que os moradores dos bairros participem e apresentem sugestões para melhorar o atendimento na área da saúde no município. A primeira pré-conferência acontecerá neste sábado (14), às 13h, na Escola Municipal Professora Marlene de Noronha, no bairro Vila Verde.
As demais pré-conferências serão realizadas nos sábados subseqüentes, sempre às 13 h. No dia 21 a pré-conferência vai acontecer nas escolas Filinto Muller e Ramez Tebet. Dia 28 será no Distrito de Arapuá, em Jupiá e na escola do Parque São Carlos. No dia 4 de junho o evento será realizado nas escolas João Ponce de Arruda, Maria Eulália Vieira e na Vila Piloto.
As proposituras apresentadas nas pré-conferências serão levadas para a Conferência Municipal de Saúde. “Será o momento da população sugerir o que precisa ser melhorado na área da saúde”, disse Sérgio Jeremias, alertando que é importante que as pessoas apresentem indicações que vá ao encontro da coletividade.
Os temas abordados em Três Lagoas serão apresentados na Conferência Estadual de Saúde que será realizada em setembro. As proposituras aprovadas no evento estadual serão apresentadas na Conferência Nacional que acontecerá de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Segundo a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Angélica Manteiga, durante o encontro municipal serão eleitos delegados para participar da Conferência Estadual, que por sua vez também elegerá os delegados para a Conferência Nacional.
Para Angélica Manteiga, a Conferência de Saúde é um dos eventos mais importantes no calendário da Saúde. “As conferências têm um significado expressivo para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).