Veículos de Comunicação

Furto De Energia

Fraude e ‘gato’ de energia são encontrados em dez estabelecimentos da cidade

Polícia e concessionária realizam operação de combate ao furto de energia em Três Lagoas

Polícia e concessionária realizam operação de combate ao furto de energia em Três Lagoas - Divulgação /assessoria
Polícia e concessionária realizam operação de combate ao furto de energia em Três Lagoas - Divulgação /assessoria

Durante operação de combate ao furto de energia em Três Lagoas, realizada nesta quarta-feira (1), equipes da Polícia Civil e funcionários da Elektro encontraram 10 irregularidades em 13 estabelecimentos comerciais e residenciais da cidade. Dez inquéritos policiais foram abertos e resultaram em dois flagrantes.

Além das inspeções em campo, as equipes trabalharam com o cruzamento de dados de consumo e inteligência analítica que permitiram identificar as fraudes.

Considera-se furto de energia quando há uma ligação direta na rede elétrica sem o conhecimento e autorização da concessionária de energia. São os conhecidos “gatos”. Já a fraude ocorre quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo no medidor de energia com o objetivo de reduzi-lo. Ambos são crimes previstos no Código Penal.

Também são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.