A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) oferece à população o serviço de emissão da Carteira de Trabalho. O documento pode ser solicitado na Funtrab por meio da Coordenadoria de Intermediação de Empregos. Porém, os trabalhadores que vão requerer a Carteira devem estar atentos para algumas recomendações.
Para a emissão da Carteira de Trabalho convencional (com a capa azul) e única confeccionada na Funtrab, é necessário ter duas fotos 3×4, tiradas de forma analógica. A foto deve ser analógica por causa do carimbo que vai sobre a foto e a Carteira. Numa fotografia digital, o carimbo pode desaparecer com o tempo.
Outra questão importante a ser observada é que para requerer a Carteira, o trabalhador deve levar um documento com foto. Muitos trabalhadores vão requerer a Carteira com somente a certidão de nascimento, porém, o alerta é que apesar do documento ser válido, ele não apresenta a mesma segurança de um documento com foto. Por isso, é importante o RG ou qualquer outro documento que tenha foto.
Para aqueles que vão pedir a segunda via da Carteira de Trabalho por perda ou roubo, é necessário apresentar o boletim de ocorrência informando a perda do documento. Caso a solicitação de outra via seja por outro motivo, como quando a Carteira já está cheia, é importante que o trabalhador apresente o documento antigo para requerer o novo.
Em 2010, a Fundação emitiu 19.475 Carteiras de Trabalho; este ano até fevereiro foram 3.485 emissões.