A 11ª Semana Nacional de Museus, que este ano ocorrerá entre os dias 13 e 19 de maio, contará mais uma vez com a participação de instituições museológicas de Mato Grosso do Sul. Os museus do Estado participarão com atividades diversas, como exibições de filmes, teatro, oficinas, palestras e ações educativas.
Três Lagoas
Instituições de MS participam da Semana Nacional de Museus com extensas ações culturais
Semana de Museus fortalece a imagem e proporciona o crescimento da visibilidade das instituições
Organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana prevê ações culturais e educacionais nas instituições e celebra o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Instituições museológicas de todo o País promoverão eventos em torno do tema Museus (memória + criatividade) = mudança social.
Museus e entidades culturais que inscreveram eventos na 11ª Semana Nacional dos Museus já iniciaram o convite para as comunidades refletirem, discutirem e trocarem experiências sobre o tema.
O crescimento da Semana de Museus é notório. Quando o Ibram promoveu a primeira Semana Nacional de Museus, em 2003, 57 instituições museológicas inscreveram 270 eventos. A Semana tomou grandes proporções e hoje é o maior evento mundial que comemora o Dia Internacional de Museus, sendo também um dos eventos responsáveis pelo aumento de visitação nas instituições.
A edição 2013 da Semana de Museus bateu recorde de inscrições e eventos, contemplando em sua programação 3.911 eventos espalhados por todas as regiões brasileiras, abrigados por 1.252 instituições de memória.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibram com as instituições participantes da edição 2012 da Semana de Museus, a movimentação do setor e a média de público registrada cresceu 130% em relação à semana anterior ao evento.
A pesquisa revelou que a Semana de Museus fortalece a imagem e proporciona o crescimento da visibilidade das instituições, fortalecendo o envolvimento da comunidade com as ações desenvolvidas e ampliando a integração com outros museus brasileiros.
Confira a relação de museus do Estado que participarão da Semana de Museus e a programação:
Marco – Museu de Arte Contemporânea
Rua Antonio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas
14 a 17 de maio – 15h às 16h
Exibição de filmes ligados ao tema “Museus (memória criatividade) = mudança social”, com abertura para um bate-papo entre alunos e arte-educadores
14 a 19 de maio – 12h às 18h
Exposição – 1ª Temporada de Exposições 2013
14 a 17 de maio – 14h às 17h
Oficina – jogo “consciência ambiental”. Estando o Marco dentro de um parque e ao lado de um Centro Recuperação de Animais Silvestres, a proposta é trabalhar a conscientização ambiental como agente de mudança social.
14 a 17 de maio – 15h às 16h
Oficina – releituras com aproveitamento de materiais inspiradas em artistas como Vik Muniz
14 a 17 de maio – 13h às 17h
Visita Guiada com escolas previamente agendadas junto ao Programa Educativo
Muarq – Museu de Arqueologia da UFMS
14 a 17 de maio – 19h às 22h
5º Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul: Aspectos Legais de Proteção do Patrimônio Cultural. Local: Anfiteatro do CCHS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Museu da Imagem e do Som
Memorial da Cultura – Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – 3º andar – Centro
13 a 17 de maio – 19h às 21h
CineMis – Mostra de Cinema Paraguaio: Difusão e debates sobre a cinematografia e a cultura do país vizinho que integra a formação identitária de Mato Grosso do Sul.
13 a 17 de maio – 8h às 21h
Visita Guiada – VisitaMis: Exposição Audiovisual Glauce Rocha
15 de maio – 14h às 17h30
Encontro – (re) encontros: Conferência da Rede de Cooperação Museológica de Mato Grosso do Sul (Recomus–MS) e da Rede de Educadores de Museus e Espaços Culturais de Mato Grosso do Sul (Remic-MS)
Museu das Culturas Dom Bosco
Avenida Afonso pena, 7000 – Parque das Nações Indígenas – Cidade Jardim
14 de maio – 13 às 16h30
Ação Educativa – Acessibilidade no Museu em visita sensorial com guias intérpretes, familiares e alunos surdocegos do Centro de Atendimento a Pessoa com Surdez CAS/SED-MS
15 de maio – 13 às 16h30
Ação Educativa – Acessibilidade no Museu em visita sensorial com professores, alunos cegos e familiares do Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual/CAP-DV
16 e 17 de maio – 8h30 às 16h30
Visita Guiada – Inclusão social e introdução aos conceitos básicos de educação patrimonial em visitas guiadas e atividades sensoriais para público escolar
Museu José Antônio Pereira
Avenida Guaicurus, s/n – Jardim Monte Alegre
14 a 17 de maio – 14 às 16 horas
Apresentação de espetáculo teatral.