O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderá ser pago antecipadamente, se algum contribuinte achar necessário e conveniente, devido a viagens ou outros compromissos ou interesses. A informação foi dada ontem (28) pelo secretário de Finanças e Planejamento, Walmir Marques Arantes.
“Basta o contribuinte dirigir-se até um dos guichês do Setor de Tributação e requerer cópia do IPTU de 2010, que as guias já estarão disponíveis, a partir de segunda-feira, dia 1º de fevereiro, quando o horário de expediente das repartições públicas municipais voltam ao horário normal”, anunciou.
A data de vencimento da primeira parcela continua sendo o dia 10 de março. Nesse mesmo dia vence o prazo de pagamento do IPTU à vista, com desconto de 15% dobre o total do imposto a pagar, lembrou Walmir.
Como no ano passado, o contribuinte tem a opção de pagamento em 10 parcelas iguais e consecutivas, todas com vencimento no dia 10 de cada mês.
“Percebemos que aumentando o parcelamento, facilitamos o contribuinte a manter em dia o pagamento do IPTU. No ano passado, tivemos uma redução dos índices de inadimplência”, observou o secretário.
Segundo ele, os índices de inadimplência estão caindo ano a ano e “já atingimos os 40%, porque a maioria da população está percebendo que o IPTU é revertido em obras”, comentou.