O Posto de Identificação de Três Lagoas abriu nesta semana a agenda para emissão do RG referente ao mês de agosto. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site servicos.sejus.ms.gov.br ou pelo link disponível na página do Instagram do posto. Em entrevista ao RCN Notícias, da TVC HD Canal 13.1, a coordenadora Cristiane Soares Corrêa esclareceu que a procura pelo documento continua alta, mas ainda há vagas disponíveis para agosto.
Segundo Corrêa, o agendamento para emissão do documento é liberado apenas uma vez por mês, na última semana do mês anterior, garantindo mais organização e evitando esquecimentos por parte dos solicitantes.
“Se abríssemos as agendas para o ano todo, teríamos muitas faltas. Quando o agendamento é próximo da data do atendimento, as pessoas lembram mais e comparecem”, explicou.
Apesar do grande número de atendimentos — cerca de 1.200 agendamentos mensais, além de 300 encaixes —, o posto enfrenta alta taxa de faltas: em junho, metade dos agendamentos não foram honrados pelos requerentes.
“As pessoas marcam, mas não avisam quando desistem, e isso prejudica quem realmente precisa do serviço”, destacou a coordenadora.
Para tentar reduzir o índice de ausências, o posto promoveu nesta semana uma ação especial de encaixe para casos urgentes, válida até o dia 4.
O atendimento emergencial é destinado a situações como necessidade imediata para saque de benefícios, retirada de medicamentos em farmácias ou obtenção de emprego. Nessas situações, a pessoa deve procurar o posto presencialmente com a certidão de nascimento (ou de casamento) e comprovar a urgência.
“Se for um caso comprovado, conseguimos fazer o encaixe e atender mais rapidamente”, afirmou.
Sobre prazos, a coordenadora explicou que após o atendimento, o RG digital costuma ficar disponível na conta Gov em até cinco dias, enquanto o documento físico leva em média 15 dias para ser entregue no posto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Elmano Soares, 250, Centro. A primeira via do novo RG é gratuita; já a segunda via possui taxa, isenta apenas para casos de roubo ou furto com apresentação de boletim de ocorrência verdadeiro.
“Lembrando que boletim falso é crime e será identificado”, alertou.
Por fim, Corrêa adiantou que o posto estuda a realização de um mutirão para emissão de RG em agosto, visando atender maior número de pessoas de forma rápida.
“Queremos ampliar o acesso ao documento, mas precisamos da colaboração da população para comparecer na data agendada e avisar em caso de desistência”, concluiu.