AVAL NACIONAL
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), já tem o aval do diretório nacional do MDB caso decida disputar o Senado Federal por Mato Grosso do Sul em 2026. Apesar da resistência de lideranças estaduais do partido, que não aceitam sua eventual candidatura em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, a ministra conta com respaldo da direção nacional da legenda. Em entrevista à GloboNews nesta semana, Simone afastou a possibilidade de não apoiar Lula, sinalizando alinhamento com o projeto de reeleição do petista.
PRESIDENTE
A vereadora Evalda Reis foi reconduzida à presidência do diretório municipal do MDB em Três Lagoas. A decisão ocorreu durante a convenção do partido realizada nesta semana.
MOVIMENTO
O PL (Partido Liberal) de Três Lagoas realiza neste domingo (3), a partir das 9h, um ato em frente à antiga Estação Ferroviária, na avenida Rosário Congro. A mobilização integra um movimento nacional de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em defesa da anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A presidente municipal do partido, Mara Belchior, afirmou que a intenção é reunir conservadores e fortalecer a base da direita local, além de retomar o diálogo político com a população.
PÉ NO PL
Reinaldo Azambuja, ex-governador de Mato Grosso do Sul e pré-candidato ao Senado Federal, confirmou que está “99% certo” de que se filiará ao PL. Hoje no PSDB, Azambuja deve oficializar a mudança ainda em agosto, com apoio do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e do próprio Bolsonaro. Além de assumir o comando do diretório estadual, ele terá vaga garantida na disputa ao Senado em 2026.
MUDANÇA
O governador Eduardo Riedel também deve trocar de partido nos próximos meses. Ele prepara sua filiação ao PP, presidido no Estado pela senadora Tereza Cristina, com quem firmou pacto político. A movimentação faz parte de uma estratégia para reorganizar a base de direita em Mato Grosso do Sul. Reinaldo Azambuja no PL e Riedel no PP, cada um liderando uma sigla de peso. O objetivo é o de fortalecer o grupo político visando as eleições de 2026 e garantir a reeleição de Riedel.