
O setor de Endemias de Três Lagoas recebeu um novo veículo para reforçar as ações de campo no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A caminhonete foi entregue nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde, em meio ao aumento do índice de infestação do mosquito no município e ao alerta ligado pelas equipes de vigilância.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, a entrega faz parte do pacote de investimentos para ampliar a estrutura de combate às endemias em Mato Grosso do Sul. “Três Lagoas foi contemplada. Entregamos uma caminhonete para a área de endemias, exatamente porque as chuvas estão aí, o calor também, e é hora de todo mundo, não só o Estado e o município, mas toda a sociedade, iniciar uma mobilização para eliminar os criadouros do mosquito”, afirmou.
No Estado, foram registrados 13.696 notificados de dengue em 2025, sendo 8.319 confirmados. O boletim epidemiológico também registra 18 mortes e outras sete em investigação. Em Três Lagoas, foram 442 casos confirmados neste ano, além de um óbito pela doença.
Para ampliar a conscientização, o município realiza nesta quinta-feira uma mobilização dentro da campanha nacional de combate à dengue. A ação busca envolver moradores na eliminação de criadouros e no reforço das medidas preventivas.
O alerta também foi reforçado após o novo LIRAa apontar o índice de 4,4% de infestação do Aedes aegypti, colocando Três Lagoas na classificação de risco. O Ministério da Saúde considera como situação tranquila números abaixo de 1%; de 1% a 3,9% representam alerta; e acima de 4% indicam risco de surto.
De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, o trabalho das equipes segue intensificado, mas a participação da população continua sendo fundamental para reduzir os índices e evitar novos casos.