O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul reforçou, nesta quarta-feira (30), o compromisso com a educação de qualidade e com a formação profissional de jovens e adultos em Três Lagoas. Em evento realizado na cidade, foram celebradas duas importantes conquistas para o setor educacional, a inauguração do novo bloco da Escola do Sesc e o lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Educação Profissional do Senac.
A nova estrutura do Sesc conta com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, com quadra esportiva, área de lazer, refeitório e auditório. De acordo com a diretora da unidade, Iraci Oliveira, a ampliação complementa o bloco 1 e garante mais conforto, interação e possibilidades para os cerca de 900 alunos matriculados.
“Já tínhamos uma estrutura boa, mas sentíamos falta de espaços para atividades físicas, alimentação e eventos. Agora, com o bloco 2, conseguimos atender essa demanda e proporcionar um ambiente ainda mais completo para nossas crianças”, afirmou Iraci.
O diretor regional do Sesc MS, Victor Mello, destacou o investimento de R$ 5 milhões nas novas instalações, entre obras e equipamentos. Ele celebrou o crescimento da unidade e o impacto positivo na formação dos estudantes. “O Sesc tem uma atuação consolidada em Três Lagoas e esse investimento amplia nossas possibilidades de desenvolver futuros profissionais não só para o município, mas para o mundo”.
Na mesma cerimônia, foi lançada a pedra fundamental do novo Centro de Educação Profissional do Senac, que será construído em um terreno de 4.400 metros quadrados, com mais de 4.800 metros quadrados de área construída. A nova unidade terá 20 ambientes educacionais e capacidade para atender até 7.500 alunos por ano, o dobro da atual.
Segundo a diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, a nova escola atenderá áreas prioritárias como comércio, gestão, tecnologia da informação e saúde, além de ampliar a atuação para os setores de gastronomia, hotelaria, beleza e estética. O investimento ultrapassa os R$ 30 milhões, viabilizado após a aquisição de um antigo prédio comercial no bairro, por meio de leilão.
O presidente da Fecomércio MS, Edson Ferreira Araújo, explicou que o novo complexo educacional também prevê a construção de um ginásio de esportes com capacidade para 3 mil pessoas, que atenderá tanto os alunos quanto a comunidade em geral. “Estamos fazendo um projeto ousado e completo. Educação, esporte e cidadania no mesmo espaço.”
O prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, participou do evento e ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do município. Ele elogiou a estrutura moderna da nova escola do Sesc, que também trabalha com sistema bilíngue na educação infantil, e destacou o impacto do novo Senac na qualificação da mão de obra local.
“Tenho certeza que investir em educação é garantir um futuro melhor. Com formação sólida, base bem estruturada e oportunidades reais, Três Lagoas segue avançando como referência em desenvolvimento e qualidade de vida”, destacou o prefeito.
O evento contou ainda com a presença de autoridades políticas, representantes da sociedade civil e lideranças do setor educacional.