Inaugurado por D. Aquino Corrêa, então governador da província de Mato Grosso, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, transformado alguns anos depois de associação beneficente, ao longo destes anos presta relevantes e indispensáveis serviços à população de Três Lagoas. Médicos e freiras da congregação Filhas de Maria Auxiliadora no exercício da medicina, na administração e manutenção de seu funcionamento e amparo àqueles que necessitavam de seus serviços, devotam suas vidas, suas experiências e dão mostras de uma dedicação sem fim. Como pode e com os recursos que dispõe, o Hospital Auxiliadora, ao longo dos anos, está cumprindo sua missão humanitária em assistir doentes. Se agiganta com o seu corpo clínico e estrutura a cada dia que passa e mostra eficiência na prestação de serviços que contam com o apoio de qualificados auxiliares. Nunca se deu por vencido diante dos desafios e percalços para salvar vidas, curar doenças, amenizar dores, tudo faz para recuperar a saúde daqueles que o procuram. E, com determinação enfrenta as agruras pelas quais passa o setor de saúde em todos os níveis do país, que vão entre tantas demandas desde o estabelecimento de tabelamento pela remuneração da prestação de serviços considerados irrisórias pelo sistema público de saúde até os desafios para a sua modernização.
É reconhecido que pelos seus serviços ao longo de mais de um século de funcionamento salvando vidas. A missão do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora ao longo destes longos anos sempre foi a de vencer desafios. E, não é por acaso que se tornou um hospital referência para toda a região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul como para cidades vizinhas a Três Lagoas. Investiu com determinação na melhoria da sua estrutura física ampliando sua área construída, instalou setores para serviços especializados, e instalou modernos equipamentos de diagnóstico e controle do estado clínico de seus pacientes. Ano após ano, tem obstinadamente ampliado suas instalações físicas para acompanhar o desenvolvimento e o crescimento populacional de Três Lagoas.
Conta com uma infinidade de médicos com as mais diversas especialidades, quase duzentos leitos e cerca de aproximadamente mil funcionários, os quais se desincumbem com profissionalismo das atribuições que lhe são destinadas com o objetivo de prestar um serviço de qualidade e excelência, que atestam o seu elevado nível. Diuturnamente está empenhado na melhoria da qualidade dos serviços de atendimento aos assegurados do SUS e de tantos quantos o procuram no seu pronto atendimento, além de investir permanentemente na qualificação daqueles que lhe dão suporte no desempenho de seus objetivos. Os processos de atendimento clínico e hospitalar permanentemente passam estágios de aprimoramento. Como hospital beneficente não tem deixado ao desamparo pessoas que buscam seus serviços, pois seus convênios com a entidades da administração pública permitem que se mantenha sempre disponível para essas demandas que representam a solidariedade humana e amparo que caracterizam suas finalidades. A celebrar os seus 106 anos de importantíssima atividade para a coletividade três-lagoenses e toda a região, há de se registrar o amor e a devoção das freiras Filhas de Maria Auxiliadora, as quais com capacidade e determinação, tiverem em tempos de modernidade, o descortínio em trazer para dentro do Hospital Auxiliadora gestão profissionalizada para sua administração, comprometida com resultados e, sobretudo, com os níveis de excelência que os serviços registram nos dias de hoje.
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora tornou-se uma das instituições mais importantes de Mato Grosso do Sul e de Três Lagoas. A população se sente orgulhosa em contar com a qualidade dos serviços que presta à todos que o procuram. Afinal, instituição que atravessa mais de um século em funcionamento cumprindo suas finalidades, certamente, continuará a inspirar gerações futuras.