Veículos de Comunicação

Negociação

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos começa nesta sexta-feira

A ação é organizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A primeira parcela é paga integralmente, sem deduções.
A primeira parcela é paga integralmente, sem deduções. | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em novembro, quem tem dívidas com bancos e financeiras poderá renegociá-las. O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa nesta sexta-feira, dia 1º, e vai até 30 de novembro. A ação é organizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Banco Central, Senacon e Procons de todo o Brasil para ajudar as pessoas a equilibrar as finanças.

No último mutirão, em março deste ano, mais de 1,6 milhão de contratos foram renegociados. As dívidas que podem ser negociadas incluem cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos de bancos ou financeiras que estejam em atraso, sem garantia e ainda não vencidos.

Durante o mutirão, as empresas participantes podem oferecer opções como parcelamento, descontos na dívida ou juros mais baixos, dependendo da política de cada banco. O mutirão não é recomendado para quem está superendividado, ou seja, quem não consegue pagar as dívidas sem comprometer seu sustento ou de sua família. Nesses casos, a orientação é procurar diretamente o Procon.

Cada pessoa pode consultar suas dívidas no Registrato, sistema do Banco Central, que mostra um relatório com as dívidas nas instituições financeiras. Para usar esse serviço, é preciso ter uma conta no Gov.br, o portal de serviços do governo federal. As negociações podem ser feitas diretamente com o banco nos canais oficiais ou pelo portal Consumidor.Gov.Br. Nesse caso, também é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro.

*Com informações da Agência Brasil