Veículos de Comunicação

Trânsito em Números

Três Lagoas registra quase mil acidentes de trânsito no 1ºsemestre e cinco mortes

Último acidente com morte foi registrado no sábado passado

 Imprudência dos condutores é apontada como principal causa para os acidentes de trânsito registrados em Três Lagoas
Imprudência dos condutores é apontada como principal causa para os acidentes de trânsito registrados em Três Lagoas

O trânsito de Três Lagoas voltou a preocupar autoridades e a população com os números do primeiro semestre de 2025. De acordo com a Polícia Militar, foram registrados 975 acidentes nos primeiros seis meses do ano, sendo 585 sem vítimas e 390 com vítimas. Cinco desses acidentes terminaram em morte. Todos os casos fatais envolveram motocicletas e as vítimas foram quatro homens e uma mulher. O último acidente com morte foi registrado no sábado passado no cruzamento da avenida Capitão Olyntho Mancini, com a rua Generoso Siqueira, no centro da cidade. Um jovem de 20 anos morreu após colidir com sua motocicleta em carro que teria desrespeitado a sinalização no cruzamento.

Segundo o levantamento do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, os tipos de veículos mais envolvidos nos acidentes são motos (282), carros (270) e bicicletas elétricas (61). O diretor municipal de Trânsito, José Aparecido de Moraes, alerta que a grande maioria das ocorrências é resultado da imprudência dos próprios condutores.

“Infelizmente, 99,9% dos acidentes que ainda ocorrem em Três Lagoas são de responsabilidade total dos condutores. As vias da cidade estão muito bem sinalizadas, temos investido em redutores de velocidade, novos semáforos, mas o que falta é responsabilidade de quem utiliza essas vias”, afirma.

Moraes chama a atenção para os acidentes registrados principalmente aos fins de semana, quando é mais comum encontrar motoristas, motociclistas e até ciclistas e pedestres desrespeitando as leis de trânsito. “É muito comum vermos pessoas ignorando sinalização, avançando preferenciais, dirigindo em alta velocidade. Quando acontece um acidente, dizem que não foi intencional, mas ao assumir esse comportamento, elas estão assumindo o risco e cometendo um crime”, reforça.

O diretor ainda respondeu sobre os pedidos da população por novos semáforos em pontos críticos. Ele diz que já foram feitas melhorias em locais com alta incidência de acidentes, como cruzamentos sinalizados, mas lembra que não é viável colocar semáforos em todas as esquinas. “Se colocarmos semáforo em todo cruzamento, o trânsito vai parar completamente. Temos que buscar o equilíbrio e, principalmente, apostar na conscientização”, destacou.

Para isso, o município tem realizado palestras educativas em escolas e empresas, com foco em despertar a responsabilidade no trânsito, especialmente entre jovens e trabalhadores que utilizam diariamente os meios de transporte. “Se a pessoa não tem amor pela própria vida, que pelo menos respeite a do próximo. Em muitos casos, uma tragédia poderia ser evitada com apenas cinco segundos de atenção”, ressaltou.