Veículos de Comunicação

Denúncia

Lei da gratuidade não é cumprida por empresas de ônibus e idosos viajam em pé

Idosos reclamam também das empresas de Três Lagoas

Idosos viajam em pé em ônibus interestadual - Reprodução/TVC
Idosos viajam em pé em ônibus interestadual - Reprodução/TVC

Imagens gravadas dentro de um ônibus que faz a linha Três Lagoas/Andradina mostram diversos idosos viajando em pé, após terem o direito de entrar pela porta de trás negado e de assentos reservados no veículo ocupados por outros passageiros.

As imagens foram gravadas por uma passageira, que diz ter se sentido indignada com a situação.

Durante todo o trajeto, os idosos tentam se equilibrar, viajando na rodovia federal BR-262, em Mato Grosso do Sul, e parte pela rodovia Marechal Rondon (SP-300), em São Paulo. Eles ainda reclamam que são impedidos de embarcar sem carteirinha de identificação emitida Centro de Referência de Assistência Social (Crase), de Três Lagoas – órgão mantido pela prefeitura da cidade. O Conselho Municipal do Idoso afirma que as empresas devem cumprir a lei conforme o estatuto.

A aposentada Ilma Anselmo disse que muitos idosos viajam em pé nos nos ônibus porque passageiros sentados não cedem lugar. 

O presidente do Conselho do Idoso de Três Lagoas, Márcio Oliveira, disse que idosos que se sentirem prejudicados podem denunciar abusos por escrito ou procurar o conselho. O órgão, segundo ele, tem recebido diversas denúncias sobre irregularidades no transporte municipal e intermunicipal e duas empresas já foram notificadas pelo descumprimento da lei.

As empresas que exploram o serviço intermunicipal e urbano negam as acusações. Procuradas pela reportagem, afirmaram cumprir a lei.