Veículos de Comunicação

Realidade

Mais de 60% dos três-lagoenses não têm telefone fixo em casa

Pesquisa confirma que maioria da população utiliza telefone móvel

Pesquisa revela que 63% dos entrevistados que têm telefone fixo em casa, considera boa a qualidade da chamada - Ana Cristina Santos
Pesquisa revela que 63% dos entrevistados que têm telefone fixo em casa, considera boa a qualidade da chamada - Ana Cristina Santos

 Pesquisa de opinião pública revela que 64% dos moradores de Três Lagoas não têm telefone fixo em casa. Apenas 36% dispõem do aparelho na residência.

A maioria dos moradores de Três Lagoas tem celular. Segundo o levantamento, 88% dos entrevistados têm telefone móvel e 12% não dispõe do celular.

Ainda segundo a pesquisa, 94% dos entrevistados têm dispositivo com conexão wifi em casa e 6% não.

O levantamento revela ainda que 57% dos entrevistados não tem conexão com a internet em casa, e que 28% tem banda larga (ADSL), 8% banda larga móvel ou sem fio (3G) e 6% via rádio.

Para 39% dos entrevistados, a qualidade da velocidade da conexão é boa, 28% considera regular, 15% ruim, 11% péssima e 4% ótima.

Ainda segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados que têm telefone fixo em casa, considera boa a qualidade da chamada, 16% regular, 9% ruim, 7% ótima e 5% péssima.

A pesquisa, que aborda diversos temas e faz parte de uma das ações do Plano Três Lagoas Sustentável, foi realizada com 1.600 entrevistados e divulgada no mês passado. O tema abordado foi conectividade.

O levantamento teve como objetivo fornecer informações sobre a percepção da população em relação ao nível de prioridade dos temas de análise da metodologia ICES. Ou seja, conhecer o que a população considera mais importante para o futuro da cidade e quais os principais desafios vivenciados.

O resultado foi utilizado na fase de priorização dos temas, tendo como foco considerar a visão da população na tomada de decisões durante a elaboração do Plano de Ação. Na fase de
monitoramento, a pesquisa de opinião pública deverá ser atualizada anualmente para que, assim como os indicadores, a percepção da população possa ser periodicamente avaliada.