Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Militares do Exército iniciam Operação Urubupungá na região

Serão realizadas simulações nas usinas de Jupiá, Três Irmãos e Ilha

Cerca de 400 homens participam da Operação Urubupungá, comandados pelo coronel Innecco - Elias Dias/JP
Cerca de 400 homens participam da Operação Urubupungá, comandados pelo coronel Innecco - Elias Dias/JP

Teve início nesta terça-feira, dia 4, pela manhã, a Operação Urubupungá idealizada pelo Comando de Operações do Comando Militar do Oeste, para formatura do apronto operacional da tropa que compõe a Força Tarefa Pantanal. Simulações serão realizadas nas usinas hidrelétricas “Engenheiro Souza Dias – Jupiá”, em Três Lagoas, de Ilha Solteira, em Ilha Solteira e “Três Irmãos”, entre Andradina e Pereira Barreto.

De acordo com o comandante do 47° Batalhão de Infantaria de Coxim, coronel Marco Antônio Guimarães Innecco, cerca de 400 homens das tropas de Três Lagoas, Coxim e Campo Grande, além de aproximadamente 40 viaturas, participam da operação que consiste em desenvolver simulações, em caso de necessidade interna e externa, nas usinas, sem ter que comprometer seu funcionamento.

A concentração teve início no sábado (1°), em acampamentos montados na base do Exército de Três Lagoas – 2ª Companhia de Infantaria, local ao qual os homens vinham se alimentando, tomando banho, dormindo e desenvolvendo atividades de treinamento, até que no início desta tarde partiram as simulações nas usinas.

Ainda conforme o coronel Innecco, as simulações que têm por finalidade também apresentar a força do Estado de Mato Grosso do Sul diante das ações do Exército Brasileiro, termina nesta quarta-feira (5), quando os homens retornam para o quartel de Três Lagoas e em seguida partem para um desfile no centro da cidade, às 16h. Haverá concentração na praça “Senador Ramez Tebet”, às 17h, com apresentação das viaturas. A atividade terá duração de aproximadamente 20 minutos.

“A Operação Urubupungá acontece há cerca de cinco anos. Seu início foi de forma modesta, com participação da companhia, mas agora com a equipe de Coxim, é reconhecida como tropa”, concluiu.

A população está convidada a prestigiar o desfile no centro da cidade, nesta quarta-feira.