Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Militares três-lagoenses rumo ao Haiti

Esta será a segunda vez que a 2ª Companhia de Infantaria participa da Missão de Paz no país

Major Sérgio Oliveira fez parte da missão de paz entre 2005 e 2006 -
Major Sérgio Oliveira fez parte da missão de paz entre 2005 e 2006 -

A 2ª Companhia de Infantaria do Exército começa a se preparar para encaminhar novo efetivo ao Haiti. Segundo o major Sérgio Oliveira, comandante da corporação, o número de militares de Três Lagoas a compor o contingente ainda é desconhecido. Mas a partida tem data certa: início de agosto deste ano.
Os militares três-lagoenses irão compor o 13º contingente brasileiro na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a Minustah. Contingente contará com a particiáção de militares da área do Comando Militar do Oeste (CMO). “O contingente deste ano será um pouco maior que o anterior, quando o CMO enviou 800 militares. Já a distribuição de vagas entre os quarteis ainda não foi feita, mas acredito que, de Três Lagoas, deverão seguir a mesma quantidade, 40 homens, o que corresponde a um pelotão, ou um pouco menos”.
O pelotão três-lagoense fez parte do 6º contingente no país, quando a situação ainda era bastante instável. No entanto, sabe-se que o cenário a ser encontrado pelos militares que irão neste ano será bastante diferente. O país, cuja maioria da população já vivia na linha abaixo da miséria e assolada pela violência urbana, foi devastado pelo terremoto de 12 de janeiro. A luta agora é pela reconstrução das áreas destruídas, atendimento humanitário aos sobreviventes do desastre e controle da violência.

Leia a matéria completa em nossa edição impressa