Morreu neste domingo, dia de Natal, o pescador e mergulhador profissional Marcos Teixeira, de 43 anos. Ele era um dos líderes de movimento de limpeza de rios próximos à divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. A causa da morte, segundo parentes, foi infarto.
Marcos estaria em uma festa de família, em um rancho a 70 quilômetros de Três Lagoas, quando sentiu-se mal. Apesar de socorrido, ele teve uma parada cardiorrespíratória quando era levado ao hospital.
O mergulhador tinha experiência de 12 anos de atividade e liderava o Movimento Lixo Zero, de despoluição dos rios Paraná e Sucuriú. No início de dezembro, ele e outros merguladores e pescadores retiraram cerca de três toneladas de lixo de um trecho do rio Paraná – grande parte de pneus velhos. A ação foi notabilizada pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da cidade, em postagens em redes sociais.
Pescadores recolhem mais de 3t de lixo no rio Paraná.
Desde a noite de domingo, centenas de amigos postam mensagens na conta pessoal de Marcos, no Facebook, para lamentar sua morte. Ele deixa duas filhas e a mulher, Adriana. O enterro está previsto para a manhã desta segunda, no cemitério de Três Lagoas.