Veículos de Comunicação

Jacarés Na Lagoa Maior

Ninhada é removida levada para Ilha Solteira

A remoção foi feita pela Polícia Militar Ambiental, após autorização do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul)

Ovos foram encontrados pelo ambientalista Manoel Pimenta
Ovos foram encontrados pelo ambientalista Manoel Pimenta

Uma ninhada de jacaré foi descoberta nessa semana pelo ambientalista Manoel Pimenta na Lagoa Maior, em Três Lagoas. Os 50 ovos foram levados para o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira (SP).

A remoção foi feita pela Polícia Militar Ambiental, após autorização do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul). A decisão em removê-los ocorreu após autorização de reunião realizada entre os órgãos ambientais: Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, disse que solicitou a autorização ao Imasul porque a Lagoa Maior não comporta essa quantidade de jacarés.

Além disso, destaca que os animais representam riscos a população.

Ainda de acordo com o promotor, a Lagoa Maior não dispõe de alimento suficiente para a quantidade de animais que habitam no local. “O gramado já está todo pisoteado devido a quantidade de capivaras existentes no local”, declarou.

Ainda segundo o promotor, já passou da hora da prefeitura providenciar o Plano de Manejo da Fauna da Lagoa Maior. Esse plano é que definirá a permanência ou não desses animais no local.