Uma ninhada de jacaré foi descoberta nessa semana pelo ambientalista Manoel Pimenta na Lagoa Maior, em Três Lagoas. Os 50 ovos foram levados para o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira (SP).
A remoção foi feita pela Polícia Militar Ambiental, após autorização do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul). A decisão em removê-los ocorreu após autorização de reunião realizada entre os órgãos ambientais: Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, disse que solicitou a autorização ao Imasul porque a Lagoa Maior não comporta essa quantidade de jacarés.
Além disso, destaca que os animais representam riscos a população.
Ainda de acordo com o promotor, a Lagoa Maior não dispõe de alimento suficiente para a quantidade de animais que habitam no local. “O gramado já está todo pisoteado devido a quantidade de capivaras existentes no local”, declarou.
Ainda segundo o promotor, já passou da hora da prefeitura providenciar o Plano de Manejo da Fauna da Lagoa Maior. Esse plano é que definirá a permanência ou não desses animais no local.