A previsão é de que nos próximos dias as obras do contorno ferroviário de Três Lagoas possam ser retomadas. Os serviços foram paralisados em razão da falta de trilhos. Entretanto, o deputo federal Edson Giroto (PMDB) disse ao Jornal do Povo que, dentro de 15 dias, o material deve chegar ao município.
Ele informou que o atraso na entrega dos trilhos aconteceu por culpa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) ter retirado do contrato a compra desse material. A aquisição será feita através de leilão. Porém, por ser um processo demorado, Giroto sugeriu que os trilhos que seriam utilizados em uma obra em Joinville (SC) fossem transferidos para o contorno de Três Lagoas. “A obra de lá vai demorar um pouco mais para utilizar os trilhos, então, a solução encontrada foi transferir o material de para as obras de Três Lagoas que estão mais adiantadas”, explicou.
Mesmo assim, o deputado, que tem se empenhado para a conclusão dessa obra, disse que os trilhos deveriam passar pela Procuradoria, para que então fossem destinados ao município. Mas, ele disse que esse processo já foi realizado e a expectativa é de que dentro de 15 dias o material esteja em Três Lagoas para que as obras sejam retomadas. “Isso tudo ocorreu por incompetência dos ministros da presidente Dilma Rousseff. Faltou planejamento”, alfinetou.
CONTRATO
Na semana retrasada a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos publicou, no diário oficial, termo de paralisação referente ao contrato assinado em 03 de fevereiro de 2011, com a Consegv – Planejamento de Obras Ltdas, empresa responsável pela fiscalização das obras do contorno.
Como houve a necessidade de reprogramação da obra em razão da falta de trilhos, foi preciso suspender os serviços prestados pela empresa devido à paralisação. A empresa foi contratada por R$ 3.038.580,25 para prestar serviços técnicos especializados de supervisão, gestão ambiental e apoio técnico à desapropriação das obras do contorno ferroviário.
Os trabalhos de terraplanagem do contorno estão 80% prontos. Falta apenas a chegada dos trilhos. Os dormentes já foram adquiridos, mas não podem ser colocados uma vez que falta o material. Devido a tudo isso, a obra não será entregue dentro do prazo previsto.
EMPREENDIMENTO
O contorno ferroviário terá extensão de 12,4 quilômetros. A obra foi orçada em aproximadamente R$ 34 milhões. Em razão da revisão do projeto e do prazo para a conclusão da obra que foi prorrogado, foi necessário um aditivo no valor de R$ 3.726.463,44.