Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Oi Brasil Telecom segue liderando reclamações no Procon

Procon registrou 480 atendimentos em setembro, 25 a mais se comparado ao mês anterior

A empresa de telefonia Oi Brasil Telecom segue na liderança de reclamações registradas no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL). Conforme ranking das dez empresas mais reclamadas, divulgado pelo órgão no fim de semana, a Oi Brasil Telecom foi responsável por 60 dos 339 atendimentos feitos pelo Procon no mês passado. O índice demonstrou queda em comparação a agosto, quando foram realizados 80 atendimentos de consumidores com reclamações contra a empresa. Em contrapartida, o número de reclamações abertas teve aumento de 50%. Em agosto, o Procon havia registrado 19 procedimentos contra a empresa. Já no mês passado, foram 28.


Em segundo lugar, o ranking aponta outra empresa de telefonia, a Claro. Com 51 atendimentos ao consumidor realizados, o número de reclamações aumentou em comparação a agosto, quando foram registrados 47 atendimentos. O volume de procedimentos abertos contra a empresa também teve leve aumento de cinco, em agosto, para oito em setembro. Outra empresa de telefonia citada no estudo é a Vivo, que aparece na terceira posição do ranking, com 21 atendimentos feitos – no mês anterior, haviam sido 26. No entanto, a empresa não é citada no ranking paralelo, o de reclamações abertas.


Além das empresas de telefonia, duas lojas de departamentos são citadas no ranking. São elas, Magazine Luisa, que aparece na quarta posição com 12 atendimentos, e Moveis Romera, na nona posição com dez registros. 


Entretanto, os bancos são os mais citados no ranking. A agência do banco Itau aparece em quinto lugar, com 11 atendimentos registrados, seguido pelo Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal (CEF), todas com dez atendimentos. Já no ranking de procedimentos abertos, os números tem uma queda. Em setembro foram seis abertos contra a Caixa, mesmo número registrado pelo Procon contra o Itaú e o Cruzeiro do Sul – que não é citado no ranking de atendimentos. O Santander teve cinco procedimentos abertos no mês passado.


Ao todo, o Procon contabilizou 205 atendimentos realizados apenas contra as dez empresas que lideram o ranking. O número corresponde a pouco mais da metade do total de atendimentos feitos pelo órgão, 339.


No mesmo mês, foram abertos 141 procedimentos de reclamação, sendo 83 deles contra as dez empresas do ranking.