
O Papa Francisco lança nesta quinta-feira, 18, sua encíclica sobre meio ambiente que terá como título “Laudato si” (Louvado seja) extraído do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, escrito em 1225, pedindo mais responsabilidade para a proteção do planeta.
Hoje no Vaticano em sua habitual audiência geral das quartas-feiras disse o Papa: "Amanhã, como sabeis, será publicada a encíclica sobre o cuidado da 'casa comum' que é a criação. Esta nossa casa está ficando em ruínas e isso prejudica a todos, especialmente os mais pobres".
O Papa destacou que a encíclica é um apelo à responsabilidade com base na missão divina do ser humano: 'cultivar e guardar' o 'jardim': "Convido todos a acolher com espírito aberto este documento, que surge na linha da Doutrina Social da Igreja", afirmou.
Apesar de esta ser a sua primeira carta encíclica, o Papa Francisco participou da finalização da 'LumenFidei' (A luz da Fé), que foi quase inteiramente redigida pelo Papa Emérito Bento XVI.
A encíclica de amanhã será o segundo documento do pontificado, pois antes dele, o Papa Francisco publicou a exortação apostólica 'EvangeliiGaudium' (A alegria do Evangelho), no Sínodo sobre a Família.
A Diocese de Três Lagoas, que já vem recebendo subsídios sobre o texto, espera que a encíclica possa chegar a toda a população, principalmente possa ser objeto de estudo e conscientização nas paróquias e que possa orientar o pensamento de todos os povos nas questões ambientais e no cuidado para com a criação.