A partir de hoje, todos os policiais militares de Três Lagoas estão qualificados para manusear o novo armamento adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul: as pistolas Embel, modelo MD7, calibre .40. De acordo com o aspirante a oficial, Samuel Castilho Ferreira Aragão, a segunda etapa do treinamento teve início na quarta-feira (10) e encerrou ontem. O curso, ministrado para um total de 50 militares, foi dividido em duas turmas. Ao todo, foram 12 horas – das 7h30 às 20 horas – entre aulas teóricas e práticas .
Ministrado por quatro militares da Ronda Ostensiva Tática do Interior (Rotai), um aspirante ao Oficial e mais três policiais, o treinamento aborda noções como fundamentação e manutenção da arma, deslocamento e tiro prático. Este último é dividido em duas etapas: diurno e noturno e aconteceu no stand de tiros da 2ª Companhia de Infantaria do Exército.
“O objetivo é qualificar o policial militar para manusear a nova pistola. Agora, todos os policiais estão aptos para utilizar o novo armamento”.
A realização do treinamento antes de adotar um novo tipo de arma segue uma exigência do Comando Geral da PM. O objetivo é fazer com que o policial se familiarize com a arma antes de usá-la. Antes do treinamento, boa parte dos militares estava acostumada apenas com o revólver 38 e PT-100, arma até então adotada pela corporação.
Porém, desde o ano passado, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou um processo de modernização do armamento. Em setembro de 2009, a PM de Três Lagoas recebeu cerca de 40 pistolas novas e quatro fuzis. A primeira etapa do curso foi realizada logo em seguida.
“As principais diferenças estão na capacidade de tiros, enquanto um revólver 38 tem capacidade para seis disparos, uma pistola realiza até 16 antes de ser recarregada; maior poder de fogo e também aumento da segurança, entre outros detalhes mais técnicos”, explicou Samuel.
Leia a matéria completa em nossa edição completa