A Polícia Militar começou nesta sexta-feira (27), a campanha maio amarelo no trânsito de três lagoas, por conta do feriado do dia do trabalhador. Serão quatro dias de ações educativas nas vias com maior número de acidentes. O objetivo, segundo a PM é garantir a segurança nas ruas e evitar o consumo de bebida alcóolica por parte dos motoristas.
As ‘blitzes educativas’ começaram logo pela manhã, na circular da Lagoa Maior, um dos pontos de maior frequência de acidentes na cidade. A campanha que começou antecipada abrangendo quatro pontos da cidade busca conscientizar condutores sobre as leis de trânsito, a fim de evitar acidentes e, consequentemente, mortes no trânsito. Um dos principais focos da campanha é evitar o consumo de bebidas alcóolicas, por parte dos motoristas, conforme explicou o comandante da Polícia Militar, major Ênio de Souza Soares. “Tivemos a preocupação de prevenir o motorista contra a ingestão de bebida alcóolica e direção. A bebida é um fator preponderante em acidentes de trânsito. A falta de atenção vem em segundo lugar”, disse.
Nos quatro primeiros meses deste ano o número de acidentes superou o mesmo período, em 2017. São 210 ocorrências com vítimas, quatro a mais que o no mesmo período, no ano passado. A PM registrou ao menos três mortes no trânsito três-lagoense em 2018. Outras três pessoas morreram no hospital, vítimas de acidentes. O número de óbitos supera o registrado durante todo o ano de 2017, onde cinco pessoas perderam suas vidas, nas ruas da cidade. Duas pessoas perderam a vida nos quatro primeiros meses do ano passado.
“Esse número de vítimas (2018) é maior que nossas estatísticas, pois computamos apenas os óbitos no local de acidente. Os óbitos no hospital não são computados no hospital”, disse o comandante. No total do quadrimestre, em 2018, foram 297 atendimentos realizados pela PM, sendo 84 ocorrências sem vítimas, contra 86 no ano passado, ou seja, no geral, este ano o o trânsito está mais violento”, finalizou.