Um preso teve um dedo amputado durante uma manifestação de detentos, nesta quarta-feira (18), no presídio de segurança média de Três Lagoas. O incidente ocorreu durante manifestação de presos contra um pente fino realizado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar na cadeia de Dourados, no início da manhã.
O preso participava de um ato chamado de "bate grade", durante o banho de sol, após às 10h. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Auxiliadora.
A Polícia Militar fez um cerco ao presídio para conter a manifestação e evitar uma possível rebelião. Equipes da Força Tática e da Rádio Patrulha foram enviadas ao local. O comandante da PM na cidade, major Ênio de Souza, confirmou as informações.
Disparos de advertência foram feitos após uma aproximação de presos à muralha, área considerada de segurança.
Ênio de Souza informou que o pente fino foi realizado em Dourados após a polícia identificar que objetos – drogas ou armas, possivelmente – foram enviados aos presos por meio de um drone.
A Agepen (agência que administra presídios no Estado) informou que não emitirá nota oficial sobre o motim. A manifestação oficial de autoridades deve ser feita pela Sejusp (Secretaria estadual de Segurança Pública e Justiça) no final da tarde desta quarta.