Policiais Militares Ambientais de Naviraí (MS), em patrulhamento fluvial no rio Paraná, no município de Itaquiraí, prenderam ontem (7) à noite um pescador com 53 kg de pescado irregular e um caçador com duas armas ilegais.
O pescador profissional, de 23 anos, que reside e é assentado no Assentamento Indaiá, em Itaquiraí, estava em um acampamento clandestino de pescadores e havia capturado os 53 kg de pescado, com vários exemplares fora da medida e sem cabeças. Havia um pintado com 41 centímetros, quando a medida para a captura desta espécie é de 85 centímetros.
Diante do crime, a PMA apreendeu o pescado e deu voz de prisão ao autuado e o encaminhou à delegacia de polícia civil de Itaquiraí, com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante pelo crime de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. O pescador foi autuado administrativamente e recebeu multa no valor R$ 1.760,00.
Caça
A mesma equipe abordou uma embarcação, onde se encontrava um homem, de 29 anos, residente em Itaquiraí (MS), e encontrou duas armas que estavam sendo utilizadas para caça. No assoalho do barco havia um revólver calibre 32, marca Rossi, com numeração raspada. Havia também uma espingarda calibre 28. Ambas as armas estavam municiadas. Nos bolsos do caçador, os policiais encontraram mais munições para a espingarda.
O homem, que é assentado e reside no Assentamento Sul Bonito, disse que estava caçando animais silvestres, especialmente, capivaras, porém ainda não havia matado nenhum animal.