Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Polícia ambiental retira cobra de 1,5 metro de motor de carro em Três Lagoas

Bióloga diz que cobras dessa espécie buscam ambientes quentes para ficar

Uma cobra com aproximadamente 1,5 metro, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), foi encontrada dentro do motor de um carro nessa terça-feira (24) em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande.
A polícia retirou o réptil de dentro do motor e levou para uma reserva ambiental, onde foi solto. Os policiais afirmam que esse tipo de captura não é comum na cidade.

A bióloga especialista em ciência animal e coordenadora do biotério de uma universidade particular em Campo Grande, Paula Helena Santa Rita, disse ao G1, após analisar as imagens, que a cobra é da espécie Philodryas mattogrossensis, mais conhecida como “cobra cipó”.

Ela afirma que os animais dessa espécie vivem em regiões arborizadas, como parques e reservas urbanas. Alimentam-se de filhotes de aves, pequenos roedores, lagartos e outros bichos pequenos. Essas serpentes não costumam ser venenosas. “São bem raros acidentes cometidos por esses animais, e quando ocorrem, não causam mais do que pequenos arranhões”, relata a bióloga.

Paula diz que é comum flagrar esse tipo de cobra dentro de motores de carro. Ela explica que essas serpentes buscam abrigo de noite e optam por lugares quentes, tornando motores de veículos recém estacionados ideais para descansarem.