Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Policiamento ostensivo da PM reduz índices da criminalidade

Período de Carnaval foi um dos mais tranquilos dos últimos anos

Policiamento contribuiu para a redução dos índices de criminalidade -
Policiamento contribuiu para a redução dos índices de criminalidade -

Para a Polícia Militar (PM) Três Lagoas, o Carnaval 2010 foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. A declaração foi do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Wilson Sérgio Monari, que aponta uma redução em quase todos os delitos registrados. “Foi muito tranquilo. Não tivemos problemas graves em um dia sequer. As chuvas, neste ponto colaboraram um pouco, mas boa parte desta redução se deve às operações realizadas nos locais de festa e no restante da Cidade”, destacou.
Segundo Monari, o índice de roubo, por exemplo, reduziu em 80% se comparado ao mesmo período do ano passado. “Em 2009, tivemos cinco roubos. Já neste ano, foi apenas um, no último dia de Carnaval”, disse. O assalto aconteceu na terça-feira (16), onde bandidos levaram cerca de R$ 6 mil de um morador da Vila Piloto.
A mesma média de redução também se estendeu a outros tipos de delitos. Pelo balanço da PM, foram sete furtos registrados no ano passado, contra quatro neste ano; nove desacatos em 2009, contra cinco, e cinco casos de brigas sem lesões no ano passado, contra apenas duas no Carnaval 2010. Mas a diferença maior está nos casos de lesão corporação: em 2009, foram 19 casos. Já no Carnaval deste ano foram apenas três, segundo relatório da corporação.
Nos cinco dias de Carnaval, a PM abordou 882 pessoas e fiscalizou 763 veículos. Ao todo, 56 pessoas foram detidas pelos militares, sendo oito delas autuadas em flagrante – a maioria por tráfico de drogas, segundo Monari. Quatro pontos de venda de drogas foram fechados pelos policiais durante a Operação Carnaval da PM. As ações resultaram na apreensão de 21 papelotes de cocaína, 190 gramas de maconha, três papelotes de maconha e uma arma de fogo.
Já na parte de trânsito, 83 condutores foram autuados por alguma irregularidade neste Carnaval, sendo 17 deles recolhidos ao pátio do Departamento Municipal de Trânsito (Detran). O número de acidentes de trânsito também reduziu em cerca de 53%. Neste Carnaval, os policiais militares atenderam treze acidentes ao todo. Já no ano passado foram 21 acidentes nos cinco dias de folia.
Conforme Monari, a rotina dos policiais militares retornou à normalidade. Desde o início do Carnaval, férias foram suspensas e escalas de plantão reduzidas para colocar o maior número de policiais nas ruas. “A visita do presidente deverá alterar um pouco, mas a rotina já voltou ao normal”.
Apenas no mês de fevereiro, a PM fechou 11 pontos de venda de drogas e apreendeu cinco armas de fogo. A apreensão mais recente aconteceu após o término da Operação Carnaval.