Fundação Dirce Viana “Viva a Vida” foi reinaugurada na manhã de ontem, em Três Lagoas. A instituição passou por uma reforma, onde foi toda pintada e teve a fachada restaurada. De acordo com a presidente da instituição, Valéria Silva, o valor de R$ 9,5 mil investido na reforma foi doado por Dirce Viana, ex-vereadora do município que faleceu em junho de 2009 – ela lutou vários anos contra o câncer -. A ex-vereadora havia deixado no testamento que o valor deveria ser destinado a fundação. Valéria explicou que somente em dezembro do ano passado foi liberado o dinheiro para a reforma. A restauração do prédio durou quase três meses para ser concluído. “Além da reforma, conseguimos comprar novos móveis”, disse Valéria.
A presidente ressaltou que o dinheiro chegou à boa hora, pois o prédio precisava passar por melhorias. Ela explicou que a fundação estava com as paredes desbotadas o que tornava o ambiente triste. “Para trabalhar com crianças, é importante termos cores alegres que estimulem os alunos. Agora o local está mais bonito. Os alunos estão animados com a mudança do visual. Até a feição deles mudou”, disse.
ATENDIMENTO
A Fundação Dirce Viana “Viva a Vida” atende crianças de seis a 12 anos com câncer e filhos de mulheres que tem a doença. Atualmente, 17 crianças são assistidas pela instituição. O atendimento começa na porta das casas delas, pois um veículo da fundação as busca diariamente. As crianças frequêntam o local de segunda a sexta-feira, em horário contrário ao da escola de ensino fundamental. Uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais conferem os cadernos e ajudam na lição de casa. Trabalhos voltados à auto-estima das crianças também são trabalhados pelos profissionais.
Conforme Valéria, uma das principais preocupações em relação às crianças é em mantê-las estimuladas e esperançosas. “O câncer é uma doença delicada e que maltrata o paciente. Já não é fácil para um adulto superá-la, mas a criança costuma sofrer mais, pois elas ainda não têm discernimento sobre o que vivenciam”, explicou.