A Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai realizar um Plano de Manejo para a Lagoa Maior. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Arantes, o objetivo é realizar um estudo do que é preciso ser feito para diminuir ao máximo os impactos ambientais ocasionados na Lagoa Maior e conservar um dos principais cartões postais da cidade.
O secretário explicou que o Plano de Manejo leva um ano para ser concluído, pois precisa ser feito um diagnostico de campo no período das águas e da seca. Arantes disse que dentro de 20 dias a administração municipal deve entregar os equipamentos para a UFMS começar os trabalhos de pesquisa. “Será feito um estudo, o qual vai sugerir o que pode ser feito na Lagoa Maior para minimizar os impactos no local”, explicou o secretário.
Arantes informou que, mesmo o Plano de Manejo demorando um ano para ser concluído, não significa que ações de melhorias na Lagoa Maior fiquem paralisadas até a conclusão do levantamento. A exemplo, o secretário citou que já foi solicitado um parecer por parte do IBAMA em relação as capivaras que estão na lagoa. “Estamos aguardando o parecer do IBAMA, se as capivaras podem ou não ficar na área. Se puder, qual seria a quantidade adequada? Tem uma série de situações que podemos definir independente do plano”, esclareceu.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL