Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Processos na Defensoria Pública aumentam em 40% em um ano

O coordenador da defensoria disse que a demanda aumentou devido ao crescimento da cidade

?Por dia, 15 novos processos são abertos?, disse o defensor Darvino Junior -
?Por dia, 15 novos processos são abertos?, disse o defensor Darvino Junior -

Em um ano aumentou em 40% o número de processos que tramitam na Defensoria Pública da comarca de Três Lagoas. A Defensoria Pública é uma instituição do Estado que defende os direitos das pessoas que não podem pagar advogados e as despesas de um processo.

De acordo com o coordenador da defensoria Darvino Antonio Maciel Junior, por dia, são abertos 15 novos processos. Junior relatou que o aumento deve-se ao crescimento populacional da cidade. “Os problemas acompanham o desenvolvimento da cidade, isso é natural. Por isso a cada ano o número de processos aumenta consideravelmente”, disse o coordenador.

Apesar do aumento do fluxo de processos Darvino disse que eles não ficam acumulados, pois existe um prazo de 10 a 15 dias para serem distribuídos.

Os principais procedimentos que correm na Defensoria Pública são de pensão alimentícia, ação de alimentos (quando a Justiça estipula ao pai o valor a ser pago ao seu dependente), divórcio, além de ações contra o Município e o Estado quando não fornece medicamentos a população carente. Darvino disse, inclusive que das 15 pessoas que atende diariamente, quatro alegam não receber medicamentos gratuitamente do município ou do Estado.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL