A professora Elaine de Sá Costa deixou ontem o cargo de vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e de tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted). A partir de hoje, Elaine ocupará o cargo de Assessora Especial de Administração, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Três Lagoas
Professora Elaine deixa Sinted e Fetems para ocupar cargo na Secretaria de Educação
Elaine ocupará o cargo de Assessora Especial na Secretaria Municipal de Educação
Em entrevista ao Jornal do Povo, ela disse que, em janeiro, recebeu o convite da prefeita Márcia Moura e do secretário de Educação, Mário Grespan, para assumir o cargo. De lá para cá, veio discutindo o assunto com o seu grupo, que entendeu que essa seria a melhor opção em prol da categoria.
Elaine de Sá Costa afirmou que não foi uma decisão fácil de ser tomada, já que, desde 2004, integra o Sinted. Ela foi presidente do sindicato por dois mandatos e, na gestão atual, ocupa o cargo de tesoureira, além de ser a vice-presidente da Fetems. “Não foi fácil tomar essa decisão. Foram dois meses de discussão com o pessoal de Três Lagoas e Campo Grande, mas achamos que seria melhor para todos, pois acredito em um mundo melhor e isso só será possível quando tivermos uma educação de qualidade”, destacou.
À frente do novo cargo, Elaine acredita que será possível contribuir ainda mais com a educação. Apesar da nova função, ela adiantou que não abandonará o movimento sindical. “O estatuto não permite que eu continue no Sinted e na Fetems. Se fosse um cargo eletivo não haveria problemas, mas como é uma indicação isso não é permitido. Tenho que deixar o sindicato, mas jamais deixarei o movimento. Desde que comecei a trabalhar na educação, participo das lutas sindicais e não será agora que vou abandoná-las”, frisou.
Elaine de Sá Costa comentou ainda que é preciso abrir espaço para novas lideranças fazerem parte do sindicato e dos movimentos sindicais. “Acredito que dei minha parcela de contribuição, mas não podemos ficar eternamente no sindicato. Além disso, o Sinted está muito bem representado pelos atuais integrantes dessa diretoria. Um exemplo é a atual presidente do Sinted, a professora Maria Diogo, que foi uma aluna exemplar e deu continuidade à linha de pensamento do nosso grupo”, destacou.
Quanto ao cargo de vice- presidente da Fetems, uma das entidades sindicais mais fortes do Estado, Elaine disse que essa questão também foi colocada na balança para tomar a decisão em deixar a função. “Pesou muito essa decisão, até porque sempre tive uma boa parceria com o presidente da Fetems, o Roberto Magno Botareli, que sempre me deu espaço na federação. Mas, ainda temos a professora Maria Diogo e a Eudália, que fazem parte da diretoria da Fetems”, observou.
No próximo ano, haverá eleição para a escolha da nova direção da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul. Elaine disse que o Sinted vai continuar lutando para que representantes de Três Lagoas possam fazer parte da diretoria da Fetems.