O vereador Fernando Milan (PMDB) apresentou na sessão de ontem projeto de lei que pode proibir o uso de sacolas plásticas à base de polietileno ou de petróleo nos estabelecimentos comerciais de Três Lagoas.
Na justificativa, Milan alegou que a sacola plástica à base de petróleo leva 100 anos para se decompor, sendo um dos materiais responsáveis por causar entupimento dos bueiros, o que contribui para os problemas de inundações.
Como alternativa para o acondicionamento dos produtos, o vereador sugeriu o uso de sacolas biodegradáveis ou ecológicas. Ele afirmou que os estabelecimentos teriam um prazo de um ano para se adequar.
Para Fernando Milan, é necessário mudar a consciência das pessoas e despertar a necessidade para defesa ambiental. “Em Três Lagoas já tem alguns estabelecimentos usando as sacolas ecológicas, esperamos que dentro de um ano todos possam aderir ao uso da sacola biodegradável”, argumentou.
O projeto de autoria do vereador foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal.