Veículos de Comunicação

8 De Março

Quase quatro mulheres são agredidas por dia em Três Lagoas

Nos dois primeiros meses deste ano, 234 boletins de ocorrência de violência doméstica foram registrados na Deam

São quase quatro casos de violência doméstica registrados diariamente em Três Lagoas - Arquivo/JPNEWS
São quase quatro casos de violência doméstica registrados diariamente em Três Lagoas - Arquivo/JPNEWS

Nos dois primeiros meses deste ano, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Três Lagoas registrou 234 boletins de ocorrências de violência doméstica na cidade. Em todo o ano passado, 1.310. São quase quatro casos de violência doméstica registrados diariamente em Três Lagoas.

 De acordo com a delegada Letícia Mobis, essa tem sido a média de casos de violência doméstica registrada em Três Lagoas. O que chama atenção neste início de ano, segundo a delegada, é a gravidade dos crimes. Dois casos de feminicídio com quatro mortes. Os homens mataram as mulheres e depois cometeram o suicídio.

A maioria dos casos de agressão, segundo ela, é motivada pelo fim do relacionamento, ou quando a mulher consegue ter independência financeira, e saí do “domínio do homem”. Ainda de acordo com a responsável pela Deam, quando existe uma dependência financeira dificilmente rompe o ciclo da violência, principalmente quando a mulher tem filhos.

Por esse motivo, a Casa do Trabalhador e a Secretaria de Assistência Social vão desenvolver um projeto na cidade para tentar inserir as mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho.

Letícia Mobis defende, inclusive, um sistema de monitoramento, o “botão do pânico”- que a mulher aciona quando o agressor está por perto.