
O sinal HD para emissoras de televisão aberta já chegou a diversos lugares do Brasil. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os mais adiantados na transformação das transmissões de analógico para o digital, composto por imagem e som em alta definição. Em Mato Grosso do Sul, apenas duas emissoras tem o sinal no novo formato. A TVC – emissora integrante do Grupo RCN de Comunicação – é a segunda do Estado a oferecer som e imagem com alta definição aos telespectadores.
O prazo de mudança termina em 2021.
Com a troca de equipamentos, o público também passa a receber a emissora com maior alcance de sinal, em municípios vizinhos a Três Lagoas. “Trata-se de um salto tecnológico que permite oferecer ao público uma transmissão com mais qualidade”, disse Stênio Congro, responsável pelo setor técnico da emissora.
Mas, para receber o sinal em um televisor é preciso seguir alguns passos. Veja o guia que o Jornal do Povo produziu para orientar os telespectadores.
Existe uma antena especial para TV digital?
O que você precisa é de apenas antena UHF. A TV digital é transmitida no sistema UHF (canais 14 ao 69).
Pode ser usada uma antena interna?
Sim. Um dos motivos de o Brasil ter optado pelo padrão atual de TV digital foi proporcionar que a antena em cima da televisão capte o sinal. Porém, a antena interna só funciona bem em lugares onde o sinal é forte e com qualidade. Por isso, o mais recomendado é uma antena externa.
Onde deve ser instalada a antena?
Para melhor recepção, a antena tem que estar apontada para as torres de transmissão. Para evitar interferências, instale-a na parte mais alta da casa acima do telhado. Você pode usar uma antena interna caso o sinal na sua região seja forte. Se o sinal na sua região não é tão bom, os canais podem ficar travando ou você pode não achar muitos canais.
Que tipo de TV pega o sinal digital?
Atualmente, a maioria dos modelos de TV pega o sinal digital, basta que tenha um conversor de sinal e uma antena UHF. Se você vai comprar um aparelho novo, confira se a embalagem do produto contém o selo DTV. Esse selo garante que o produto está de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e está apto para receber o sinal digital, necessitando apenas de uma antena UHF, sem a necessidade do conversor.