O Laboratório Central (LAC) da Sanesul recebe a visita de três integrantes da equipe do Inmetro (Instituto de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) para reavaliação dos procedimentos que garantem o selo de acreditação. As análises tiveram início ontem (05) e seguem até amanhã (07) quando o resultado será apresentado a toda a equipe de laboratoristas.
A reavaliação visa observar os procedimentos do escopo adotado nas análises do LAC e verificar como elas vêm procedendo junto ao seu Sistema de Gestão da Qualidade. Com base nestes dados, o Inmetro se certifica se a acreditação do laboratório ainda é meritória.
Em abril do ano passado, foi validada a competência técnica do LAC em âmbito internacional. A Sanesul alcançou junto ao Inmetro o reconhecimento formal de sua qualidade com parâmetros aceitos no mundo todo.
Essa é a primeira reavaliação após a conquista, que sempre ocorre após um ano do recebimento do selo. Já as próximas reavaliações deverão ocorrer a cada dois anos. Nesta ocasião, está sendo verificado o cumprimento dos compromissos firmados em 2010 pelos funcionários e pela diretoria da Sanesul. O Inmetro avalia a metodologia adotada nos setores administrativos, técnicos e operacionais do laboratório, desde o recebimento das amostras aos resultados das análises.
O processo de acreditação é contínuo. A equipe do Inmetro analisa o amadurecimento do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), exigido pela ISO 17.025”, afirma a gerente de Controle Sanitário, Tânia Marchesi.
Na quinta-feira, a equipe do laboratório se reunirá com o Inmetro para receber o resultado da reavaliação. A oportunidade servirá também para que os funcionários do LAC possam conhecer os pontos que precisam ser aprimorados para garantir que a concessão da acreditação seja mantida. Esses quesitos têm o prazo de 90 dias para ser aperfeiçoados.