De 8 a 12 março, a Clínica da Mulher e as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão promovendo a 3ª Semana da Mulher. De segunda a sexta-feira as unidades estarão fazendo a coleta do exame preventivo e realizando o exame de mama. No ano passado, 600 mulheres fizeram os exames, o dobro de 2008. A meta para 2010, segundo a enfermeira coordenadora da Clínica da Mulher, Elaine Fúrio, é de que mil mulheres passem pelas analises.
“Mesmo que essa semana o trabalho seja intensificado, o ideal seria a mulher fazer um acompanhamento, não é apenas em um dia, ou só em uma vez que se resolve ou verifica qualquer problema.
Como incentivo, quem fizer o exame leva uma bolsa de brinde. Preparamos a ação para que realmente as pessoas se preocupem. Não adianta vir um dia. Nosso trabalho é durante todo o ano, ele é contínuo”, ressaltou.
Elaine comenta ainda que o Grupo Teatral Identidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante toda a semana percorrerá as USBs, além do centro da Cidade com o objetivo de mobilizar mulheres sobre a importância da prevenção.
Durante todos os dias o foco será a coleta de exame preventivo e realização do exame clínico das mamas. Também será disponibilizado testagem para HIV, sífilis, hepatite B e C.
Para divulgação da campanha, serão colocados 12 outdoors referentes a semana, distribuídos 20 mil folders, sendo 10 mil sobre o câncer de mama e 10 mil sobre colo do útero.
FECHAMENTO
No sábado (13), uma ação especial acontece na Clínica da Mulher, das 7h às 12h.
“Esperamos que a maioria dos atendimentos aconteça durante a semana. No sábado será o fechamento. Faremos as coletas e exames, avaliações odontológicas, disponibilizaremos vacinas, bem como informações sobre planejamento familiar, tabagismo, entre outras ações”, ressaltou.
Leia a matéria completa em nossa edição impressa