Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Seminário definirá implantação do PAIR em Três Lagoas

O programa foi articulado para o desenvolvimento em municípios do território brasileiro nas regiões norte, nordeste e centro-oeste

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho promove nos dias 30 e 31 de agosto um seminário para apresentação e construção do Plano Operativo Local do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil (PAIR), com o objetivo de implantar o programa no município de Três Lagoas. O seminário será realizado no CRASE “Coração de Mãe” com a comissão representante do município, presidentes de bairro, e comunidade que direta ou indiretamente participaram do processo de pesquisas e levantamento dos casos de exploração sexual contra criança e adolescente em Três Lagoas.

O programa
O PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil foi instituído em outubro de 2002 através da articulação entre Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH e Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Infanto – Juvenil.

O cuidado e prevenção no campo da violência sexual contra crianças e adolescentes estão sob a égide do Plano Nacional de Enfrentamento. O plano prevê a criação, fortalecimento de um conjunto articulado para proteger a criança e o adolescente quanto à exploração sexual. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi convidada a participar do processo de desenvolvimento do PAIR, por meio do Programa Escola de Conselhos, atuando no incremento de metodologias de fortalecimento das redes de proteção à criança e ao adolescente.

O programa foi articulado para o desenvolvimento em municípios do território brasileiro nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Em Três Lagoas, as ações iniciaram no ano de 2009 através de tratativas político-institucional.