O período de estiagem traz um alerta a todo meio rural: o risco de incêndios. O surgimento de focos é uma característica natural dos biomas sul-mato-grossenses – Cerrado e Pantanal – em decorrência dos picos de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes.
Para reduzir a incidência de focos e os danos provocados pelo alastramento do fogo, o Senar uniu forças com os produtores rurais e comunidades ribeirinhas, percorrendo Mato Grosso do Sul com o curso gratuito de prevenção e combate aos incêndios.
Medidas simples, como a construção de aceiros, destinação adequada do lixo e o monitoramento por parte das comunidades rurais são essenciais nesse período. Além disso, o treinamento prévio dos trabalhadores, sobre as técnicas de combate ao fogo – como abafamento, isolamento e resfriação – pode ser fator decisivo no controle dos danos ambientais, econômicos e sociais de qualquer queimada.
O curso traz ainda informações sobre legislação, equipamentos de proteção necessários, procedimentos de primeiros socorros, entre outros temas distribuídos em uma carga horária de 16 horas.
Desde 2021, mais de 700 pessoas já foram capacitadas em todo o Estado. E as próximas agendas estão programadas para os dias 1º e 02 de agosto, em Iguatemi; dias 02 e 03, em Dois Irmãos do Buriti; e dias 03 e 04, em Japorã. Para aderir às capacitações gratuitas, os produtores devem buscar os Sindicatos Rurais dos municípios – que são as instituições parceiras do Senar nessa força-tarefa.