O Sesi de Três Lagoas realiza nesta terça-feira (23/02) as atividades de implantação do projeto Educação Postural no Uso de Mochilas Escolares na Escola, desenvolvido pela fisioterapeuta, Karina Tebet Bobadilha. “Com a implantação deste projeto, objetivamos avaliar e diagnosticar fatores de riscos para as lesões posturais através do manuseio no transporte das mochilas, como o peso e o tipo de mochilas utilizadas pelas crianças”, explicou.
A fisioterapeuta ressalta que o excesso de peso nas mochilas pode trazer problemas para a saúde dos estudantes, que estão em fase de crescimento. “Podem surgir problemas graves porque além de dores nas costas, traz consequências irreversíveis em longo prazo para as crianças, como escoliose idiopática infantil, que mesmo sendo congênita pode ser agravada por estes maus hábitos, além de cifose, hiperlordose da coluna lombar, da artrose precoce e má postura”, detalhou Karina Tebet Bobadilha.
Para o gerente do Sesi de Três Lagoas, Cleber Pacheco, esse projeto vem em momento oportuno porque as aulas estão no início. “Estamos no início do ano letivo, e dessa forma poderemos contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Além do que é importante que se tome tempo para este assunto que todos os anos é lembrado, mas, nunca implementadas ações. Agora, no entanto, vamos conscientizar e atuar junto com os alunos”, pontuou.