Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Setenta e cinco trabalhadores requereram o auxílio-doença no INSS

Segundo o INSS, o primeiro quadrimestre de 2014 gerou 95 benefícios

Em Três Lagoas, nem todos os acidentes ocorridos no ambiente de trabalho resultaram na solicitação do benefício, segundo informou Rosane Ballerini, gerente da Agência da Previdência Social (APS) da cidade.

Entre janeiro e abril deste ano, 75 trabalhadores obtiveram o benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitando afastamento superior a 15 dias. Fevereiro foi o mês que mais gerou o benefício, uma vez que foram concedidos 24 auxílios doença. Janeiro 19, março 18 e abril foram registrados 14 concessões.

Neste mesmo período no ano passado foram concedidos 95 benefícios, sendo que no  primeiro bimestre de 2014 foram gerados 49 benefícios e no segundo bimestre, apenas três registros a menos que os dois meses anteriores.

Conforme a gerente da APS de Três Lagoas, em virtude da Medida Provisória 664/14, a partir do dia 1º de março deste ano as empresas estão obrigadas a pagar os 30 primeiros dias de afastamento. “Desta forma, houve uma redução nas solicitações de benefícios por incapacidade, pois agora afastamentos até 30 dias passam a ser responsabilidade exclusiva de pagamento pela empresa empregadora”, finaliza.

O trabalhador empregado, trabalhador avulso e o segurador especial têm direito ao auxílio-acidente, ao contrário do empregado doméstico, contribuinte individual e o facultativo, que não possuem este direito.

CASO

Na última segunda-feira, 27, um haitiano, que é pedreiro em uma construção no bairro Santa Luzia, se feriu durante o expediente. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Auxiliadora, o paciente foi diagnosticada com um trauma na altura da pálpebra direita e encaminhada a um médico oftalmologista. Segundo informou o engenheiro responsável pela obra, o pedreiro passa bem e está se recuperando.