A diferença salarial paga pelas indústrias de Três Lagoas e as do Estado de São Paulo será discutida hoje às 14 h na sede do diretório municipal do PT.
Segundo o vereador Idevaldo Claudino (PT), um dos organizadores do evento, todos os representantes dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias do município foram convidados para participar da reunião, que será aberta aos demais interessados.
Idevaldo Claudino disse que é um absurdo o salário que algumas indústrias pagam no município em comparação ao valor pago em outras cidades. “A mesma empresa instalada em Três Lagoas com fábricas em cidades do estado de São Paulo paga um salário bem melhor para os funcionários dos municípios paulistas”, comparou.
O vereador afirmou que não concorda com a justificativa das empresas de que o custo de vida nas cidades paulistas é mais caro do que em Mato Grosso do Sul, por isso o salário é diferente. “Tem que ter igualdade de condições. As empresas recebem vários incentivos fiscais para se instalar em Três Lagoas e pagam esse salário”, disse.
A justificativa em dizer que o município não dispõe de mão de obra qualificada, segundo o parlamentar, não procede. “A produção das indústrias em Três Lagoas é até maior do que a de outros municípios, isso mostra que os trabalhadores estão preparados e desenvolvem bom trabalho”, argumentou.
Para continuar com esse trabalho de qualificação profissional, mais mil jovens serão qualificados no município através do Projovem, programa do governo federal. O vereador informou que no próximo dia 26 será realizada uma reunião em Brasília com o ministro do Trabalho e o senador Delcídio do Amaral para assinatura do convênio com município.