Todos os responsáveis pela Segurança Pública de Três Lagoas estão empenhados para trabalhar na vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Município. O presidente deve ser recebido hoje (19) pousando no aeroporto municipal Plínio Alarcon por volta das 10 horas da manhã. No local ele segue para a Fibria em um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o responsável pela segurança pessoal do presidente em Três Lagoas, o comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, major Sérgio Oliveira, devem chegar junto com o “aerolula” dois helicópteros modelo CH34 que devem fazer o transporte do presidente e os componentes de sua comitiva oficial, membros do alto escalão do governo, até a Fibria.
O evento público, destinado a aproximadamente 600 pessoas está previsto para começar às 11 horas, informou a Assessoria de Imprensa da Presidência da República. O pronunciamento do Lula será baseado na história da Fibria e seu caminho para se tornar uma potência mundial em celulose. A vinda do presidente deve ser o marco da oficialização integral do funcionamento da fábrica no Município. Ele deve ficar no local entre 1h30 e 2 horas. O presidente deve retornar para Brasília (DF) entre 12h30 e 13 horas. O embarque do presidente ao helicóptero vai depender das condições climáticas do momento de sua chegada. Já que a previsão para o final da manhã desta sexta-feira é de chuva, o major Oliveira alertou que não é descartado o transporte do presidente do aeroporto até a unidade fabril por via terrestre. O comboio do cerimonial do presidente deve recebê-lo no aeroporto e seguirem via terrestre para a Fibria. Para essa passagem todos os trechos por onde a comitiva passar devem ser interditados pela Polícia Rodoviária Federal. A solenidade é restrita para convidados da Fibria e membros da imprensa devidamente credenciados.
O major Oliveira veio para Três Lagoas transferido do Gabinete da Presidência. Ele trabalhou durante três anos e três meses na segurança pessoal de Lula, acompanhando-o por todas as viagens nacionais e internacionais. A equipe do Exército local teve vários treinamentos com a simulação de um evento presidencial na semana passada.
O efetivo total dos envolvidos na segurança do presidente no evento não foi informado para não haver nenhum risco contra Lula ou contra quem se aproximar dele. Desde quarta-feira (17) uma equipe de aproximadamente 30 pessoas do Cerimonial da Presidência está instalada em Três Lagoas organizando todos os detalhes da visita de Lula.
Três Lagoas