
Três Lagoas recebe mais um curso superior no setor industrial neste ano. As Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) abriu neste ano o primeiro vestibular para o curso de Tecnólogo em Engenharia de Alimentos.
Segundo o secretário geral da faculdade, José Luiz Gonçalves, o curso vem para atender o novo perfil econômico do Município: as indústrias – e a necessidade constante de aplicação de novas tecnologias para aumentar a produtividade. “A demanda está crescendo muito. Temos os exemplos da Cargill e a Mabel duas grandes empresas que trabalham com o setor alimentício em Três Lagoas, em contrapartida, falta mão-de-obra especializada e qualificada.”, destacou.
No ano passado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou o curso de Engenharia da Produção, também visando preparar profissionais para atuar no novo cenário econômico de Três Lagoas.
Já a Aems optou por um ramo mais especifico, o de alimentos. Gonçalves explicou que o objetivo do curso é formar profissionais capazes de aplicar métodos e técnicas para a seleção de matéria prima, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização do alimento e desenvolvimento de novos produtos. “O profissional formado poderá atuar em áreas que envolvam aspectos tecnológicos da industrialização. Além disto, poderá planejar serviços, implementar atividades, administrar, gerenciar recursos, aprimorar condições de segurança, qualidade saúde e meio ambiente, entre outros”.
O curso superior tecnológico em engenharia de alimentos tem duração de três anos, tempo inferior ao da maioria dos cursos oferecidos pela Aems. A escolha tem um motivo: inserir o profissional o quando antes no mercado de trabalho. “Além disto, também trabalharemos com a interdisciplinaridade. Assim, o profissional poderá acompanhar as mudanças no setor agro-industrial, por exemplo”.
O primeiro vestibular acontece no dia 31 deste mês. Por se tratar do primeiro vestibular, por enquanto não há um número determinado de vagas, que serão no máximo 100. As aulas devem começar em fevereiro deste ano, nos períodos diurno e noturno.
Hoje, o salário inicial de um tecnólogo em Engenharia de Alimentos gira em torno de de R$ 1 mil a R$ 1,2 mil.